was successfully added to your cart.

Toxoplasmose E Gatos

By 01/08/2018Dica Pet

A toxoplasmose é uma doença que causa dores musculares, febre, dor de cabeça, e esses sintomas podem durar semanas. Embora os gatos apareçam como os grandes vilões, a toxoplasmose é uma infecção adquirida através de um parasita que pode ser encontrado na, água, em alimentos contaminados (especialmente verduras mal lavadas) e fezes de gatos. Os estudos realizados apontam que apenas 1% da população felina elimina os cistos do protozoário no ambiente. E para contrair a doença através dos gatos é necessário ingerir acidentalmente as suas fezes contaminadas, sendo que os cistos precisam de três dias para se formarem, ou seja, se a caixa de areia do seu gato for limpa diariamente é praticamente inexistente as chances de contaminação. Mas como os gatos adquirem a temida toxoplasmose? Bem, nem todo gato possui toxoplasmose, para isso ele precisa ter tido contato com algum parasita, comendo carnes mal mal preparadas, e nas “brincadeiras” de rua, sendo assim quando você mantém seu pet em casa, você os livra de acidentes, brigas e de doenças para ele e para você. Lembro que as regras também servem para as mulheres grávidas, elas podem continuar com seu gato, ele não é o vilão. É possível que as grávidas sejam positivas para toxoplasmose, mas o provável é que se tenha adquirido através de alimentação.

 

Dr. Vladimir Lenin é Médico Veterinário formado pelo UFBA – Universidade Federal da Bahia. Responsável técnico (RT) do Gato Grupo da Bahia. Proprietário do Gatil Zaf. Presidente da Secretária de Clube de Gatos em Sergipe. Atualmente exerce atividades de clínico, cirurgião e especializado em felinos atuando em Aracaju, Bahia e nos interiores do Estado de Sergipe.

Vladmir Lenim

Author Vladmir Lenim

Dr. Vladimir Lenin é Médico Veterinário formado pelo UFBA - Universidade Federal da Bahia. Responsável técnico (RT) do Gato Grupo da Bahia. Proprietário do Gatil Zaf. Presidente da Secretária de Clube de Gatos em Sergipe. Atualmente exerce atividades de clínico, cirurgião e especializado em felinos atuando em Aracaju, Bahia e nos interiores do Estado de Sergipe.

More posts by Vladmir Lenim

Leave a Reply